terça-feira, 20 de agosto de 2013

Rota dos Castelos de Pedra em Penalobo

No passado dia 18, pelas 8h, encontramos-nos no Largo de Penalobo para iniciarmos a Caminhada da Rotas dos Castelos de Pedra.
Tivemos a companhia de um conterrâneo e habitante local que participou na caminhada e nos deu conhecimento de saberes, costumes, vivências, construções e personalidades locais.
Foi uma caminhada com cerca de 10 Km, percorrida em 2h40, pelo trilho marcado recentemente e que dá a conhecer os Castelos de Pedra de Penalobo.
Penalobo,como parte do concelho do Sabugal, insere-se numa unidade geológica designada por maciço antigo, composto essencialmente por granito e xisto. Na região de Penalobo é mais evidente a presença de granito. Devido à composição mineralógica, o granito, sofre ao longo dos tempos alterações químicas, devido à infiltração profunda da água. Esta acção química transforma a rocha num material mais arenoso que sofre constante erosão.
No trilho percorrido, observam-se várias "colinas" umas maiores, outras mais pequenas, designadas por Inselbergs  ou Montes Ilha, resultantes da erosão diferencial entre o manto de alteração e a rocha sã. Na região de Penalobo podemos encontrar dois tipos de Inselbergs: os Castle Kopie e os Tor.Apesar de ser dificil distinguir os dois tipos de Inselbergs, os Tor são mais pequenos eco blocos mais arredondados.






















A Rotas e Raízes, disponibiliza este Programa, podendo realizá-lo por marcação, em qualquer altura do ano.



 Vejam as vossas agendas e marquem connosco esta actividade para conhecerem e percorrerem a Rota dos Castelos de Pedra.