quarta-feira, 9 de outubro de 2013


Rota de Observação de Aves














No âmbito do fim de semana Europeu de Observação de Aves, realizou-se no passado dia 6 de outubro, a 7ª Caminhada pela Quercus, na qual participámos, em parceria também com a Associação Transcudânia, o Núcleo da Quercus da Guarda e em colaboração com a EAPN, a Associação Guarda para Sempre e a A4.
A caminhada teve início pelas 09h00, em percurso circular, com saída da praia fluvial de Quadrazais.
Percorremos cerca de 13 Km, em trilho na Reserva Natural da Serra da Malcata, ouvido, vendo e identificando diferentes e diversas espécies de aves. Ao longo do percurso, identificámos o som do Tentilhão, da Trepadeira, do pisco; vislumbramos um bando de perdizes; vimos em voo 2 Grifos e 2 águias de asa redonda.
No nosso percurso e apesar de ser fim-de-semana de observação de aves, encontrámos uma víbora júnior.
O fim de semana Europeu de Observação de Aves é uma iniciativa organizada pela BirdLife International e em Portugal coordenada pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, uma associação científica sem fins lucrativos que promove o estudo e a conservação das aves em Portugal.
Neste fim de semana, várias Entidades, a nível Europeu organizam actividades de observação de aves, identificando as espécies observadas ou ouvidas e transmitem esta informação à coordenação, neste caso a SPEA. Deste fim de semana, resulta um relatório com indicação de todas as espécies identificadas.


A caminhada decorreu com o manifesto interesse dos participantes em identificar aves.