sábado, 29 de março de 2014

Rota dos Moinhos e Ciclo do Pão

Hoje tivemos também uma actividade no Concelho de Cascais. Em colaboração com a Equipa do Moinho de Armação promovemos uma actividade que conciliou a natureza com o lúdico.
Iniciámos a manhã no Centro Interpretativo do Moinho de Armação, onde a Dra. Ana nos contextualizou os moinhos que iríamos visitar.
Seguidamente, num percurso pedestre de cerca de 8 km, apreciámos a homenagem ao poeta Árabe IBN Mucana, que faz referência nas suas obras aos moinhos de Alcabideche, na passagem para o Século XI.


Continuando, chegamos ao Moinho batizado com o mesmo nome, recuperado apesar de não activo.

Continuando, visitamos o Moinho de Água...

A seguir fomos à descoberta do Moinho de Elevação, que não laborava, tinha a serventia de guardar os cereais e ser um espaço de lazer, pois tinha ao lado um tanque, onde a esposa do moleiro lavava a roupa enquanto o moleiro descansava.



Por este trilho tivemos oportunidade de apreciar belas flores e conhecer a zona mais rural da Freguesia.


 No período da tarde estivemos no Moinho da Armação, Tipo Americano, onde experimentamos todo o Ciclo do Pão, a moagem do trigo, o peneirar da farinha, amassar e cozer do pão.






 Foi  um dia muito agradável, dedicado em especial aos Programas em Família.

Agradecemos à Equipa do Moinho de Armação, Dr. António, Dra. Ana e Gonçalo, a simpatia e disponibilidade com que nos receberam e acompanharam.