Avançar para o conteúdo principal

GESTERRA COLHE AZEITONA DE OLIVAL ABANDONADO HÁ MAIS DE 20 ANOS

A Rotas e Raízes integra o projeto Gesterra -Gestão de Terrenos Abandonados.
Este projeto existe, há alguns anos, e tem como propósito diminuir o número de terrenos abandonados, promovendo o seu tratamento, gestão e limpeza. 
A zona do Interior Centro do país sofre com a desertificação e envelhecimento da população. A falta de pessoas que tratem e limpem os terrenos e a diminuição do pastoreio, resultam no aumento de terrenos abandonados, que são perigos iminentes, em caso de incêndios.
A responsabilidade da limpeza dos terrenos é dos seus proprietários. O Gesterra é um projeto que pretende responder às necessidades e responsabilidades de quem é proprietário e não pode tratar os seus terrenos. O Gesterra propõe a gestão dos terrenos e a articulação com novos proprietários que queiram tornar-se responsáveis pelo seu tratamento.
Este ano, através do projeto Gesterra, foi cedido um olival, na aldeia de Rebelhos, freguesia da Bendada, concelho do Sabugal, que não é tratado há mais de 20 anos.
Apesar de tão longo tempo e das oliveiras não se encontrarem tratadas, colheram-se 480 KG de azeitona. O azeite resultante desta colheita, será engarrafado numa edição especial e limitada.
O valor angariado com a venda desta produção reverte no tratamento e gestão de outros terrenos abandonados.
Se tem terrenos que não estejam a ser tratados, recorra ao projeto Gesterra para lhes dar nova vida e acima de tudo que sejam limpos, por forma a evitar catástrofes como as vivenciadas, este ano no nosso país.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Buddha Eden Garden - 14 de Abril

Dia 14 de Abril visita ao Jardim Buddha Eden. Saída da Cidade da Guarda e Caria. SAÍDA: Guarda: 7h30 Caria: 8h00 Preço: 35 euros  INCLUI: Autocarro, entrada no Jardim, seguro e Guia. A atividade realizar-se-á com um mínimo de 35 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES Rotas e Raízes Telemóveis: 92444370; 936579874 Email: rotaseraizes@gmail.com Site:  www.rotaseraizes.pt Inscreva-se e marque o seu lugar. O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abre as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, c

Mora-Passadiços do Gameiro

Na impossibilidade de percorrermos o passadiço do Alamal* iremos, em alternativa, ao passadiço do Gameiro. Este percurso faz parte do Parque Ecológico do Gameiro e percorre as margens do rio Raia, companhando a zona ribeirinha e uma zona de montado. O percurso do passadiço em madeira tem 1,5 km, o trilho pela zona ribeirinha são 1,43 km, e a zona do Montado 2,5 km, num total de 5,5 km e terminando quase no ponto de entrada do percurso. Saídas: -Guarda: 7H30 -Caria: 8h00 -Oeiras: 7h15 -Castanheira do Ribatejo: 8h00 Chegada a Mora: 10h30 Percorrer o Passadiço do Açude do Gameiro Almoço Viagem de regresso: 16h30 Chegada prevista: 19h00 Inclui: Autocarro, almoço, seguro e Guia. A actividade realiza-se com um mínimo de 40 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: Rotas e Raízes Telemóveis: 92 4433370; 93 6579874 Email: rotaseraizes@gmail.com *Parte da estrutura foi afectada pelos incêndios e encontra-se interdita.

5 de Agosto – Fojo do Lobo – concelho de Pinhel (Guarda)

Inscrições e informações: Grupo Lobo : 217500073; globo@fc.ul.pt Clara Espírito Santo – 933237709; cesanto@hotmail.com Ricardo Nabais – 924433370; rotaseraizes@gmail.com