Avançar para o conteúdo principal

História da maldição

Aqui se conta a história da maldição que uma mãe lançou sobre o amor proibido vivido pela sua filha. Em Sortelha, ainda hoje podemos ver os dois amantes.
Em tempos que já lá vão, vivia no Castelo de Sortelha, entre montes e fraguedos, um alcaide cristão casado com uma dama que se dizia possuidora de artes de magia. Se para o bem ou para o mal, não se sabe, porque há sempre, nestas histórias, retoques que nos confundem.
Tinha o casal uma filha donzela de cuja formosura se falava em toda a região. Sem falta de pretendentes, estava já prometida em casamento a outro alcaide da zona.
Os tempos eram de guerra e estava o Castelo cercado pelos mouros. Tempos difíceis.
A jovem fenecia entre muralhas, vagueando perdida nos seus pensamentos. Aos poucos, entre idas e vindas, começou a olhar com atenção o príncipe mouro. E assim se apaixonou.
E, porque nestas coisas de guerra e religião, não param de bater os corações, também do outro lado da muralha, o cavaleiro já admirava a linda figura que o atraía entre as voltas do cerco.
Pouco a pouco, e porque, em segredo, outros os ajudavam, conseguiram trocas mensagens e presentes, amenizando a triste situação em que se encontravam.
Mas a mãe da donzela, fada ou bruxa, vigiava. Assim, soube que certa noite, os apaixonados se iriam encontrar pela primeira vez junto à porta da muralha.
Segue a mãe a sua filha e, destroçada, encontra-a junto do amado, beijando-se. Ergue então o braço como se o abatesse sobre o casal enlaçado. E este desaparece, deixando apensa no local dois penedos.
Desaparecido o chefe dos mouros, estes destroçaram, retirando o cerco ao castelo. E o alcaide, desgostoso pela perda da filha, retirou também do recinto com um grupo de gente fiel, fundando uma nova povoação no fundo do vale.
Aos dois penedos que ficaram, como memória desta história, chama ainda o povo, as Rochas do Beijo Eterno.
Nas Rochas do Beijo Eterno / No Castelo de Sortelha / Cristã e mouro se beijam / Por sortilégio da velha…


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Buddha Eden Garden - 14 de Abril

Dia 14 de Abril visita ao Jardim Buddha Eden. Saída da Cidade da Guarda e Caria. SAÍDA: Guarda: 7h30 Caria: 8h00 Preço: 35 euros  INCLUI: Autocarro, entrada no Jardim, seguro e Guia. A atividade realizar-se-á com um mínimo de 35 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES Rotas e Raízes Telemóveis: 92444370; 936579874 Email: rotaseraizes@gmail.com Site:  www.rotaseraizes.pt Inscreva-se e marque o seu lugar. O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abre as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, c

Mora-Passadiços do Gameiro

Na impossibilidade de percorrermos o passadiço do Alamal* iremos, em alternativa, ao passadiço do Gameiro. Este percurso faz parte do Parque Ecológico do Gameiro e percorre as margens do rio Raia, companhando a zona ribeirinha e uma zona de montado. O percurso do passadiço em madeira tem 1,5 km, o trilho pela zona ribeirinha são 1,43 km, e a zona do Montado 2,5 km, num total de 5,5 km e terminando quase no ponto de entrada do percurso. Saídas: -Guarda: 7H30 -Caria: 8h00 -Oeiras: 7h15 -Castanheira do Ribatejo: 8h00 Chegada a Mora: 10h30 Percorrer o Passadiço do Açude do Gameiro Almoço Viagem de regresso: 16h30 Chegada prevista: 19h00 Inclui: Autocarro, almoço, seguro e Guia. A actividade realiza-se com um mínimo de 40 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: Rotas e Raízes Telemóveis: 92 4433370; 93 6579874 Email: rotaseraizes@gmail.com *Parte da estrutura foi afectada pelos incêndios e encontra-se interdita.

5 de Agosto – Fojo do Lobo – concelho de Pinhel (Guarda)

Inscrições e informações: Grupo Lobo : 217500073; globo@fc.ul.pt Clara Espírito Santo – 933237709; cesanto@hotmail.com Ricardo Nabais – 924433370; rotaseraizes@gmail.com