Avançar para o conteúdo principal

Valorização da Oferta Turística do território Geopark Estrela

O contrato do projeto “Valorização da Oferta Turística do território Geopark Estrela” foi hoje assinado na Torre, na Serra da Estrela, numa cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.
“O projeto que foi aprovado é de cerca de 200 mil euros de financiamento, por parte do Turismo de Portugal, no âmbito do programa Valorizar, e inclui a requalificação do Centro de Interpretação, a sinalização de trilhos, a sinalização ao longo da própria [Serra da] Estrela – e aqui não só a serra, mas todos os territórios que fazem parte do Geopark Estrela”, disse Ana Mendes Godinho.
A governante acrescentou que a candidatura também inclui a elaboração de uma “plataforma de conteúdos alimentada quer pela oferta privada, quer pela oferta pública, para que quem chega à Serra da Estrela tenha logo acesso a um conjunto de informação de que pode aqui aproveitar e usufruir”.
A secretária de Estado destacou ainda a importância de o projeto envolver entidades públicas e do setor privado, reconhecendo que “é fundamental” trabalhar em conjunto, porque só assim se consegue “um destino que traz valor para todo o território”.
“Precisamos que quem chegue aqui consiga ter uma visão global daquilo tudo que pode fazer, do alojamento, da restauração, dos produtos locais, do artesanato, dos trilhos que pode fazer e, ao mesmo tempo, ganhar escala para promover de uma forma agregada o destino e é isso que com este projeto vamos conseguir”, declarou a mesma fonte.
Disse ainda que o projeto é mais um contributo para afirmar a Serra da Estrela como “um destino todo o ano” e que o Geopark Estrela é uma “oportunidade fantástica” para articular o público e o privado para “promover a Serra da Estrela como um destino”.
Para o coordenador executivo da Associação Geopark Estrela, Emanuel de Castro, a execução do projeto vai permitir, entre outros aspetos, “refuncionalizar alguns espaços turísticos importantes” da Serra da Estrela, como o antigo Centro de Interpretação da Torre que a partir de hoje passa a funcionar como Centro de Interpretação do Geopark Estrela.
Segundo o responsável, os trabalhos a executar no âmbito do acordo hoje celebrado começam em setembro e estarão concluídos “até ao final de 2019”.
A Associação Geopark Estrela resulta de uma parceria do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) com a Universidade da Beira Interior e com os municípios de Gouveia, Manteigas, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Seia, Oliveira do Hospital, Covilhã e Belmonte (distritos de Guarda, Castelo Branco e Coimbra).



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Buddha Eden Garden - 14 de Abril

Dia 14 de Abril visita ao Jardim Buddha Eden. Saída da Cidade da Guarda e Caria. SAÍDA: Guarda: 7h30 Caria: 8h00 Preço: 35 euros  INCLUI: Autocarro, entrada no Jardim, seguro e Guia. A atividade realizar-se-á com um mínimo de 35 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES Rotas e Raízes Telemóveis: 92444370; 936579874 Email: rotaseraizes@gmail.com Site:  www.rotaseraizes.pt Inscreva-se e marque o seu lugar. O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abre as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, c

Mora-Passadiços do Gameiro

Na impossibilidade de percorrermos o passadiço do Alamal* iremos, em alternativa, ao passadiço do Gameiro. Este percurso faz parte do Parque Ecológico do Gameiro e percorre as margens do rio Raia, companhando a zona ribeirinha e uma zona de montado. O percurso do passadiço em madeira tem 1,5 km, o trilho pela zona ribeirinha são 1,43 km, e a zona do Montado 2,5 km, num total de 5,5 km e terminando quase no ponto de entrada do percurso. Saídas: -Guarda: 7H30 -Caria: 8h00 -Oeiras: 7h15 -Castanheira do Ribatejo: 8h00 Chegada a Mora: 10h30 Percorrer o Passadiço do Açude do Gameiro Almoço Viagem de regresso: 16h30 Chegada prevista: 19h00 Inclui: Autocarro, almoço, seguro e Guia. A actividade realiza-se com um mínimo de 40 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: Rotas e Raízes Telemóveis: 92 4433370; 93 6579874 Email: rotaseraizes@gmail.com *Parte da estrutura foi afectada pelos incêndios e encontra-se interdita.

5 de Agosto – Fojo do Lobo – concelho de Pinhel (Guarda)

Inscrições e informações: Grupo Lobo : 217500073; globo@fc.ul.pt Clara Espírito Santo – 933237709; cesanto@hotmail.com Ricardo Nabais – 924433370; rotaseraizes@gmail.com