Avançar para o conteúdo principal

Rota do Castelo Sintra 24 de Janeiro 2016


Este percurso pedestre circular decorre em território classificado como Parque Natural e incluído no Sítio Sintra-Cascais, no âmbito da Rede Natura 2000. Aqui se completam, de forma harmoniosa, um fabuloso conjunto de monumentos de épocas variadas - encontram-se sinais de ocupação humana desde o Neolítico - e um dos melhores conjuntos europeus de flora arbórea de diversas partes do mundo, o que valeu, a grande parte da encosta norte da serra de Sintra, a classificação pela UNESCO, em 1995, de Património Mundial da Humanidade – categoria Paisagem Cultural.

Foram os muçulmanos os responsáveis pela primitiva fortificação da penedia, hoje implantada em dois cumes da serra e designado Castelo dos Mouros, entre os séculos VIII e IX. Tinha a finalidade de controlar estrategicamente as vias terrestres que ligavam Sintra a Mafra, Cascais e Lisboa. Só em 1147, D. Afonso Henriques conquistaria o Castelo, dotando-o de uma Capela - S. Pedro, cujos vestígios são ainda visíveis, bem como os de uma cisterna, uma porta árabe «em ferradura» e diversas estruturas de habitação. O Castelo dos Mouros e a cisterna encontram-se classificados como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de junho de 1910.
         Data da realização da atividade: 24 Janeiro 2016
         Designação do Percurso e Localização: Rota do Castelo - Sintra

         Preço:  5 euros     
         Ponto de encontro: 10:00 – Palácio Nacional de Sintra
         Chegada: 12:00
         Duração: 02:00
         Nº mínimo: 4 participantes
         Tipo de Percurso: Circular
         Material necessário: Roupa , calçado confortável, máquina fotográfica e água.
         Grau de dificuldade: Moderado

         Inscrições: enviar email com nome, numero de cartão de cidadão e data de nascimento para rotaseraizes@gmail.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Buddha Eden Garden - 14 de Abril

Dia 14 de Abril visita ao Jardim Buddha Eden. Saída da Cidade da Guarda e Caria. SAÍDA: Guarda: 7h30 Caria: 8h00 Preço: 35 euros  INCLUI: Autocarro, entrada no Jardim, seguro e Guia. A atividade realizar-se-á com um mínimo de 35 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES Rotas e Raízes Telemóveis: 92444370; 936579874 Email: rotaseraizes@gmail.com Site:  www.rotaseraizes.pt Inscreva-se e marque o seu lugar. O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abre as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, c

5 de Agosto – Fojo do Lobo – concelho de Pinhel (Guarda)

Inscrições e informações: Grupo Lobo : 217500073; globo@fc.ul.pt Clara Espírito Santo – 933237709; cesanto@hotmail.com Ricardo Nabais – 924433370; rotaseraizes@gmail.com

Mora-Passadiços do Gameiro

Na impossibilidade de percorrermos o passadiço do Alamal* iremos, em alternativa, ao passadiço do Gameiro. Este percurso faz parte do Parque Ecológico do Gameiro e percorre as margens do rio Raia, companhando a zona ribeirinha e uma zona de montado. O percurso do passadiço em madeira tem 1,5 km, o trilho pela zona ribeirinha são 1,43 km, e a zona do Montado 2,5 km, num total de 5,5 km e terminando quase no ponto de entrada do percurso. Saídas: -Guarda: 7H30 -Caria: 8h00 -Oeiras: 7h15 -Castanheira do Ribatejo: 8h00 Chegada a Mora: 10h30 Percorrer o Passadiço do Açude do Gameiro Almoço Viagem de regresso: 16h30 Chegada prevista: 19h00 Inclui: Autocarro, almoço, seguro e Guia. A actividade realiza-se com um mínimo de 40 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: Rotas e Raízes Telemóveis: 92 4433370; 93 6579874 Email: rotaseraizes@gmail.com *Parte da estrutura foi afectada pelos incêndios e encontra-se interdita.