Avançar para o conteúdo principal

Rota do Castelo Sintra 24 de Janeiro 2016


Este percurso pedestre circular decorre em território classificado como Parque Natural e incluído no Sítio Sintra-Cascais, no âmbito da Rede Natura 2000. Aqui se completam, de forma harmoniosa, um fabuloso conjunto de monumentos de épocas variadas - encontram-se sinais de ocupação humana desde o Neolítico - e um dos melhores conjuntos europeus de flora arbórea de diversas partes do mundo, o que valeu, a grande parte da encosta norte da serra de Sintra, a classificação pela UNESCO, em 1995, de Património Mundial da Humanidade – categoria Paisagem Cultural.

Foram os muçulmanos os responsáveis pela primitiva fortificação da penedia, hoje implantada em dois cumes da serra e designado Castelo dos Mouros, entre os séculos VIII e IX. Tinha a finalidade de controlar estrategicamente as vias terrestres que ligavam Sintra a Mafra, Cascais e Lisboa. Só em 1147, D. Afonso Henriques conquistaria o Castelo, dotando-o de uma Capela - S. Pedro, cujos vestígios são ainda visíveis, bem como os de uma cisterna, uma porta árabe «em ferradura» e diversas estruturas de habitação. O Castelo dos Mouros e a cisterna encontram-se classificados como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de junho de 1910.
         Data da realização da atividade: 24 Janeiro 2016
         Designação do Percurso e Localização: Rota do Castelo - Sintra

         Preço:  5 euros     
         Ponto de encontro: 10:00 – Palácio Nacional de Sintra
         Chegada: 12:00
         Duração: 02:00
         Nº mínimo: 4 participantes
         Tipo de Percurso: Circular
         Material necessário: Roupa , calçado confortável, máquina fotográfica e água.
         Grau de dificuldade: Moderado

         Inscrições: enviar email com nome, numero de cartão de cidadão e data de nascimento para rotaseraizes@gmail.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

REABERTURA DO “CENTRO HÍPICO DA RAIA”

O “Centro Hípico da Raia”, localizado no Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, vai ser reaberto no dia 9 de julho, domingo, estando previsto um conjunto de atividades para este dia, nomeadamente passeio a cavalo e demonstração taurina. Em abril deste ano, a Câmara Municipal do Sabugal e a Associação Hípica Amigos do Cavalo assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de revitalização do respetivo Centro Hípico e dinamização de eventos associados, tendo este espaço as seguintes valências: aulas de equitação, cavalos a penso, equitação terapêutica, desbaste e treino de cavalos e passeios a cavalo. O Município cedeu, a título de comodato, as instalações do Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, disponibilizando ainda meios técnicos e financeiros à Associação.

Passeio de Barco- Portas de Ródão

Dia 24 de Junho voltamos a navegar no Rio Tejo, em Vila Velha de Ródão. É um passeio muito bonito, pela natureza, com uma vista privilegiada por uma das 7 Maravilhas de Portugal, as Portas de Ródão. Faça a sua inscrição.

Dia com o Pastor na Quinta dos Rebolais 24 de Março