A Rotas e Raízes, vai participar com um stand na ecoraia a vender produtos regionais e programas animação turística.
Apareçam por lá....
Objetivo
do evento e onde vai ser realizado
Este evento surge no âmbito de um projeto de
cooperação transfronteiriça e visa impulsionar a iniciativa privada da zona da
raia. Trata-se de uma feira tipicamente promocional mas de carácter comercial e
onde logicamente na sequência da primeira edição da Feira se estabelecerão e
reforçarão contactos empresariais em termos comerciais entre os dois países. É
logicamente uma oportunidade para os pequenos e médios produtores locais da
zona raiana.
Temos provas suficientes
e a experiencia assim o diz que o desenvolvimento
sustentável da nossa região passa por potenciar e dinamizar o que de melhor
temos na região e esta feira traduz
isso mesmo, ou seja a possibilidade de se exporem os produtos tradicionais e
regionais e de se estabelecerem contactos quer de comercialização quer de troca
de saberes na promoção dos produtos regionais. Logicamente
que este evento permitirá ainda contribuir para o processo de dinamização,
modernização e diversificação do sector agroalimentar e turístico das duas
regiões BIN- SAL e estou convencido que quer o público espanhol quer o público português se
sentirão atraídos em conhecer localmente onde se produzem estes produtos de
origem rural.
Este ano de 2013 a
edição da ECORAIA vai realizar-se em Portugal, mais concretamente no Município de Pinhel e para além da mostra
gastronómica vai oferecer outro tipo de atividades, nomeadamente de promoção
turística dos Municípios.
ECORAIA
traduz-se numa marca regional vendável através da LAT 40
Antes de mais explicar o porquê da LAT 40 - (diminutivo de Latitude de
meridiano de lugar de 400 no qual se encontro o território raiano
(PT e ES) e de onde são originários os produtos desta mostra gastronómica e das
diversas atividades agroalimentares que vamos expor.
De referir que recentemente foi registada a marca LAT 40 e estamos a realizar todos os
esforços para que com esta mostra gastronómica cuja sua génese surge no mundo
rural e que ainda transpira indicadores de crise, se possa evidenciar aos que
ainda acreditam bem como aos menos crentes que o mundo rural pode também ele,
ser promissor de novos e melhores produtos. Com este e outros iniciativas
semelhantes estamos certos que a marca LAT40
será cada vez mais publicitada e obviamente mais procurada no futuro e
dinamizar a economia das pequenas e medias empresas da área agroalimentar e
áreas afins.
Eu mesmo sou da opinião que o sector agrícola/rural
especialmente na nossa região que é riquíssima em recursos endógenos, pode
ajudar a atenuar os fatores negativos da crise atravessamos, se houver uma
aposta no crescimento da produção regional/nacional no sector e se as novas
gerações abraçarem uma profissão que tem vindo a ter cada vez menos sucessores.
Se as pessoas quiserem dedicar-se a esta atividade têm imensas oportunidades
nos dias de hoje, até porque as condições de trabalho atuais no campo são
incomparavelmente melhores às que existiam há uma década atrás.
Envolvimento
das autarquias e dos autarcas no certame
Como sabem esta iniciativa desenvolvida entre a AMCB e
a Deputação de Salamanca (através de uma candidatar poctep – iniciativa de
cooperação transfronteiriça) surgiu por solicitação dos Municípios que ainda
vivem o verdadeiro sentido de associativismo e que viram na AMCB um
representante à altura para a concretização deste projeto de iniciativa
local/regional.
Deixem-me dizer-vos ainda que Nós autarcas, que
estamos no terreno, (como sabem) temos o dever de sensibilizar a população para
as mais-valias da aposta no mundo rural quer em termos turísticos quer em
termos agroalimentares, através destes eventos. Porem é preciso que o governo
central crie ferramentas e medidas que incentivem ao repovoamento agrário de
forma a captar uma parte dos recursos humanos desaproveitados, e fixá-los de
forma ativa nas zonas rurais. Estou perfeitamente ciente, e todos nós
constatamos isso mesmo, que esta crise trouxe bastantes dificuldades para muita
gente mas por outro lado a forma de pensar, a forma de gastarmos e a ideologia
consumista, a forma de valorizarmos o que temos, também se alterou ou vai
alterando e por isso acredito que o mundo rural possa ser visto doutra forma,
possa ser visto como um recurso bem mais valioso.
Expositores
§ 83
produtores pt/es
o
64 PT
o
19 Es
§ stands de produtos
agroalimentares caseiros e ecológicos de Espanha e Portugal
§ Produtos agrupados em oito sectores: vinhos;
lacticínios e derivados; azeites; enchidos: produtos secos:
farinhas e derivados; marmeladas e conservas, e alguns
produtos caseiros e ecológicos que não estão incluídos nos sectores anteriores.
Orçamento
§ Orçamento global do projeto VIP BIN SAL – € 1.
615.939,85
§ Orçamento global da organização a feira - € 116.000,00
Conclusão
Queria em jeito de conclusão terminar e dizer-vos que
este projeto resume-se ao que tem sido a nossa estratégia dentro da AMCB e em
pareceria com a Deputação Salamanca, o mesmo é dizer que existem três grandes
prioridades, que são a competitividade
territorial – relacionada com a reavaliação de terrenos através da promoção
de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação, assim como a
internacionalização das empresas, a sustentabilidade
territorial associada à preservação e promoção dos recursos naturais,
ambientais e áreas culturais e, finalmente, a cooperação territorial, associada ao fortalecimento da cooperação e
integração social e institucional dos grupos raianos.
A todos Bem
hajam pela vossa presença e vemo-nos em Pinhel dias 24 e 25 de Agosto.
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