Avançar para o conteúdo principal

Caminhada na Serra de Piscos em Trancoso 7 de Março

A serra do Pisco, também chamada de serra de Almançor, é a principal montanha que rodeia Carapito, encontrando-se a nascente, na direcção de Trancoso. É a trigésima nona mais alta de Portugal, estendendo-se por um comprimento de 27 km. O seu ponto mais alto, que é também o ponto mais alto dos concelhos de Aguiar da Beira e Trancoso, sobe até 989 m, onde se encontra um marco geodésico com cerca de 10 m de altura, conhecido por Talefe Grande ou somente Talefe. A serra divide-se em duas partes distintas: a serra de cá e a do Doutor, ou de lá. A primeira engloba toda a encosta virada para a povoação a poente e também o declive que desce até à Sernada, quinta do Brás e fonte da Cal. Após esse vale mais curto sobe de novo até ao Picotinho, ao Talefe e ao posto de vigia, sendo esta segunda área a serra do Doutor. Conta o povo que é assim apelidada por ter pertencido ao Dr. Sá e Melo, ou mais provavelmente a algum doutor da família Beltrão. Isto porque esta serra foi legada ou registada em nome de André Beltrão, para que este possuísse terrenos com área suficiente para que pudesse ser nomeado bispo de Pinhel.

Inscrições aqui:
924433370


Comentários

Mensagens populares deste blogue

REABERTURA DO “CENTRO HÍPICO DA RAIA”

O “Centro Hípico da Raia”, localizado no Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, vai ser reaberto no dia 9 de julho, domingo, estando previsto um conjunto de atividades para este dia, nomeadamente passeio a cavalo e demonstração taurina. Em abril deste ano, a Câmara Municipal do Sabugal e a Associação Hípica Amigos do Cavalo assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de revitalização do respetivo Centro Hípico e dinamização de eventos associados, tendo este espaço as seguintes valências: aulas de equitação, cavalos a penso, equitação terapêutica, desbaste e treino de cavalos e passeios a cavalo. O Município cedeu, a título de comodato, as instalações do Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, disponibilizando ainda meios técnicos e financeiros à Associação.

Passeio de Barco- Portas de Ródão

Dia 24 de Junho voltamos a navegar no Rio Tejo, em Vila Velha de Ródão. É um passeio muito bonito, pela natureza, com uma vista privilegiada por uma das 7 Maravilhas de Portugal, as Portas de Ródão. Faça a sua inscrição.

Dia com o Pastor na Quinta dos Rebolais 24 de Março