| ||||||||
As Aldeias Históricas de Portugal vão estar na X Bienal Ibérica do Património Cultural AR&PA 2016, que acontece em Valladolid, na província de Castela e Leão, de 10 a 13 de Novembro. Património Inteligente, Território Inteligente é o tema deste ano, com Portugal como país convidado.
O convite a Portugal coincide com a celebração de um acordo para a realização de uma Bienal Ibérica do Património Cultural, para a realização de feiras dedicadas ao património dos dois lados da fronteira.
A Bienal Ibérica do Património Cultural destina-se a reunir num só espaço os agentes culturais – instituições públicas, fundações, empresas, ateliers de arquitectura e design, alojamentos temáticos, operadores turísticos temáticos, projectos de base territorial, empresas de conservação e restauro e de reabilitação urbana, universidades e centros de formação especializada – tornando-se num encontro multidisciplinar único, tanto em Portugal como em Espanha.
Este ano, a AR&PA 2016 terá 247 entidades representadas, de vários países, EUA, Índia, Itália e França, para além dos anfitriões e de Portugal. De Portugal estarão representadas as Aldeias Históricas de Portugal junto com a Direcção Regional de Cultura do Centro, a Direcção Geral do Património Cultural, o Turismo de Portugal, o AICEP, a Fundação Ricardo Espírito Santo, entre outras entidades. O programa inclui conferências, workshops e um congresso internacional. Enquanto decorre a AR&PA, 23 museus e salas de espectáculos em Valladolid estão abertas ao público gratuitamente. Por lá passam também as manifestações musicais portuguesas que são património imaterial da Humanidade: fado e cante alentejano.
A participação das Aldeias Históricas de Portugal é financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através, designadamente, dos programas Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro), via Portugal 2020, e através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Mais informações em:
Bienal AR&PA 2016
Junta de Castilla y León
X Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio AR&PA 2016
12 Aldeias Históricas de Portugal onde a vida é emoção e o resto é história.
A não perder!
ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL
|
O “Centro Hípico da Raia”, localizado no Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, vai ser reaberto no dia 9 de julho, domingo, estando previsto um conjunto de atividades para este dia, nomeadamente passeio a cavalo e demonstração taurina. Em abril deste ano, a Câmara Municipal do Sabugal e a Associação Hípica Amigos do Cavalo assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de revitalização do respetivo Centro Hípico e dinamização de eventos associados, tendo este espaço as seguintes valências: aulas de equitação, cavalos a penso, equitação terapêutica, desbaste e treino de cavalos e passeios a cavalo. O Município cedeu, a título de comodato, as instalações do Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, disponibilizando ainda meios técnicos e financeiros à Associação.
Comentários
Enviar um comentário