Avançar para o conteúdo principal

CONVITE | Comemorações do Dia do Concelho - 10 de novembro de 2016

Concelho do Sabugal comemora, a 10 de novembro, 720 anos da Confirmação do Foral de D. Dinis.




O Concelho do Sabugal, celebra, dia 10 de novembro de 2016, quinta-feira, 720 anos da confirmação do Foral de D. Dinis. Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal do Sabugal delineou um programa que inclui Sessão Solene e um Espetáculo, à noite, com o Grupo de Teatro Anel de Pedra. Também, nesse dia, a Autarquia apresenta o Balcão Único Móvel. Terá, ainda, lugar a atribuição de Prémios no âmbito da 2ª Edição do Concurso de Poesia “As Mãos no Mundo”, bem como inauguração da Exposição Temporária, Grandes são as obras do Senhor – Município do Sabugal.

Pelas 9h30, na Praça da República, dar-se-á início às Comemorações com o hastear das Bandeiras do Município, Nacional e União Europeia, bem como as Bandeiras das Freguesias do Concelho do Sabugal, ao som do Hino Nacional interpretado pelos Alunos e Professores da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Ensino Articulado do Sabugal.
Pelas 10h00 iniciar-se-á a Sessão Solene Comemorativa, no Auditório Municipal, com um momento musical a cargo de Professores da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Ensino Articulado do Sabugal, seguido da condecoração dos Trabalhadores da Autarquia com 15, 25 e 35 anos de Serviço Efetivo no Município, atribuição da Medalha de Mérito Empreendedor, Medalha de Mérito Desportivo e Medalha de Mérito Cultural do Município do Sabugal.
Seguidamente proceder-se-á à entrega de Prémios no âmbito da 2ª Edição do Concurso de Poesia “As Mãos no Mundo”, promovido pela Câmara Municipal e o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, que visa estimular a criatividade, valorizar a produção literária, fomentar hábitos de escrita e de leitura nos mais jovens e premiar a produção de originais de poesia.

Pelas 12h00 será inaugurada a Exposição Temporária Grandes são as obras do Senhor – Município do Sabugal, precedida da apresentação do Pastel de Castanha. A exposição é uma organização conjunta entre o Município do Sabugal e a Diocese da Guarda constituída por peças de arte sacra, objetos litúrgicos e paramentaria representativos de todas as paróquias pertencentes ao concelho do Sabugal e que integram o Arciprestado do Sabugal e o Arciprestado do Rochoso. São peças utilizadas na liturgia e nas demonstrações de devoção popular das gentes do concelho, algumas das quais com séculos de existência e todas com elevado valor afetivo.
Estamos perante uma oportunidade única de usufruir deste património que revela traços de fé, da religiosidade e da própria identidade das comunidades locais. Esta exposição constitui uma valorização da nossa cultura e da nossa história, que não seria possível sem a concretização do inventário exaustivo realizado pela Diocese da Guarda.
A exposição pode ser visitada de 10 de novembro de 2016 a 08 de janeiro de 2017, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, nos seguintes horários: terça-feira a domingo das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. O Museu encerra no dia 25 de dezembro e 01 de janeiro. A entrada é livre.

À tarde, pelas 17h00, nos Paços do Concelho, é apresentado o Balcão Único Móvel do Município do Sabugal, um equipamento que percorrerá as freguesias do Concelho e no qual os munícipes poderão tratar de assuntos relacionados com águas e saneamento, obras particulares, taxas e licenças e outros assuntos úteis. 

A jornada comemorativa culmina com um Espetáculo à noite, pelas 21h00, no Auditório Municipal, com o Grupo de Teatro Anel de Pedra, que apresentará a peça “Trovas e Provas a Dona Isabel”.

PORQUE FAZEMOS DA NOSSA CULTURA VIDA, DESFRUTE… E SURPREENDA OS SENTIDOS!
Mais informações: 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Buddha Eden Garden - 14 de Abril

Dia 14 de Abril visita ao Jardim Buddha Eden. Saída da Cidade da Guarda e Caria. SAÍDA: Guarda: 7h30 Caria: 8h00 Preço: 35 euros  INCLUI: Autocarro, entrada no Jardim, seguro e Guia. A atividade realizar-se-á com um mínimo de 35 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES Rotas e Raízes Telemóveis: 92444370; 936579874 Email: rotaseraizes@gmail.com Site:  www.rotaseraizes.pt Inscreva-se e marque o seu lugar. O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abre as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, c

5 de Agosto – Fojo do Lobo – concelho de Pinhel (Guarda)

Inscrições e informações: Grupo Lobo : 217500073; globo@fc.ul.pt Clara Espírito Santo – 933237709; cesanto@hotmail.com Ricardo Nabais – 924433370; rotaseraizes@gmail.com

Workshop Gestão do Tempo e Produtividade

Gestão do tempo e produtividade faz parte do nosso dia a dia, precisamos de estar em constante gestão e manter ou aumentar a produtividade. Existem várias formas, ferramentas dicas para que o nosso dia a dia seja mais produtivo e com melhor energia. Se procuras dicas, formas de teres mais foco e disciplina na gestão do teu tempo. Procuras ferramentas e formulas para te facilitar a gestão. Trocar ideias com outros participantes para ver como eles fazem. Então este workshop é para ti. Inscreve-te no link