Avançar para o conteúdo principal

GESTERRA COLHE AZEITONA DE OLIVAL ABANDONADO HÁ MAIS DE 20 ANOS

A Rotas e Raízes integra o projeto Gesterra -Gestão de Terrenos Abandonados.
Este projeto existe, há alguns anos, e tem como propósito diminuir o número de terrenos abandonados, promovendo o seu tratamento, gestão e limpeza. 
A zona do Interior Centro do país sofre com a desertificação e envelhecimento da população. A falta de pessoas que tratem e limpem os terrenos e a diminuição do pastoreio, resultam no aumento de terrenos abandonados, que são perigos iminentes, em caso de incêndios.
A responsabilidade da limpeza dos terrenos é dos seus proprietários. O Gesterra é um projeto que pretende responder às necessidades e responsabilidades de quem é proprietário e não pode tratar os seus terrenos. O Gesterra propõe a gestão dos terrenos e a articulação com novos proprietários que queiram tornar-se responsáveis pelo seu tratamento.
Este ano, através do projeto Gesterra, foi cedido um olival, na aldeia de Rebelhos, freguesia da Bendada, concelho do Sabugal, que não é tratado há mais de 20 anos.
Apesar de tão longo tempo e das oliveiras não se encontrarem tratadas, colheram-se 480 KG de azeitona. O azeite resultante desta colheita, será engarrafado numa edição especial e limitada.
O valor angariado com a venda desta produção reverte no tratamento e gestão de outros terrenos abandonados.
Se tem terrenos que não estejam a ser tratados, recorra ao projeto Gesterra para lhes dar nova vida e acima de tudo que sejam limpos, por forma a evitar catástrofes como as vivenciadas, este ano no nosso país.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

REABERTURA DO “CENTRO HÍPICO DA RAIA”

O “Centro Hípico da Raia”, localizado no Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, vai ser reaberto no dia 9 de julho, domingo, estando previsto um conjunto de atividades para este dia, nomeadamente passeio a cavalo e demonstração taurina. Em abril deste ano, a Câmara Municipal do Sabugal e a Associação Hípica Amigos do Cavalo assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de revitalização do respetivo Centro Hípico e dinamização de eventos associados, tendo este espaço as seguintes valências: aulas de equitação, cavalos a penso, equitação terapêutica, desbaste e treino de cavalos e passeios a cavalo. O Município cedeu, a título de comodato, as instalações do Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, disponibilizando ainda meios técnicos e financeiros à Associação.

Passeio de Barco- Portas de Ródão

Dia 24 de Junho voltamos a navegar no Rio Tejo, em Vila Velha de Ródão. É um passeio muito bonito, pela natureza, com uma vista privilegiada por uma das 7 Maravilhas de Portugal, as Portas de Ródão. Faça a sua inscrição.

Dia com o Pastor na Quinta dos Rebolais 24 de Março