Avançar para o conteúdo principal

Há um novo e maravilhoso passadiço ao longo da Ria de Aveiro


Há quem lhe chame a Veneza portuguesa, outros comparam-na a Amesterdão. Seja como for, há mais para conhecer na região além dos canais e dos ovos moles. Pode passar pela Casa de Chá Arte Nova, o Museu da cidade, mas honestamente, não vale a pena continuar. A principal atração turística é mesmo a Ria e, agora, já pode aproveitá-la no novo percurso da cidade: um passadiço de madeira que liga o centro da cidade à margel sul do Rio Douro do Príncipe.
Inaugurado a 1 de julho, o novo passadiço tem cerca de 7,5 quilómetros de extensão e ligam o Canal de São Roque a Vilarinho. Pelo meio passam pelo Cais da Ribeira de Esgueira e ao longo da Ria de Mataduços, Póvoa do Paço e Vilarinho. Se quiser completar a ida e volta, prepare-se, porque são uns duros 15 quilómetros. Ou então pegue na bicicleta e faça-se ao passadiço, até porque todo ele é ciclável.
Estes 7,5 quilómetros da Via Ecológica Ciclável de Aveiro fazem parte de um projeto maior. A iniciativa integra o projeto global da empresa de requalificação e preservação da Ria, a Polis Litoral Ria de Aveiro, uma obra com 48 quilómetros de extensão e que se desenvolve em dois percursos: um entre Estarreja e Aveiro, com passagem por Albergaria-a-Velha, num total de 23 quilómetros e onde figuram estes novos passadiços e, outro que não passa pela cidade, entre Vagos e Mira com 25 quilómetros.
Regressando aos novos passadiços. O projeto custou 800 mil euros, mas mais importante é o porquê da sua construção. Segundo revela o diretor de comunicação da Câmara de Aveiro, Simão Santana, à 4MEN, “para além da valorização ambiental, a ideia passar por voltar a ligar os os cidadãos dos aglomerados urbanos à sua principal referência. Devolver a Ria à cidade”.
A Ria de Aveiro é um estuário de 45 quilómetros de extensão e tem uma largura máxima de 11 quilómetros, formada no século XVI como resultado do recuo do mar. É considerado por muitos como um dos mais belos locais da costa portuguesa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Buddha Eden Garden - 14 de Abril

Dia 14 de Abril visita ao Jardim Buddha Eden. Saída da Cidade da Guarda e Caria. SAÍDA: Guarda: 7h30 Caria: 8h00 Preço: 35 euros  INCLUI: Autocarro, entrada no Jardim, seguro e Guia. A atividade realizar-se-á com um mínimo de 35 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES Rotas e Raízes Telemóveis: 92444370; 936579874 Email: rotaseraizes@gmail.com Site:  www.rotaseraizes.pt Inscreva-se e marque o seu lugar. O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abre as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, c

5 de Agosto – Fojo do Lobo – concelho de Pinhel (Guarda)

Inscrições e informações: Grupo Lobo : 217500073; globo@fc.ul.pt Clara Espírito Santo – 933237709; cesanto@hotmail.com Ricardo Nabais – 924433370; rotaseraizes@gmail.com

Workshop Gestão do Tempo e Produtividade

Gestão do tempo e produtividade faz parte do nosso dia a dia, precisamos de estar em constante gestão e manter ou aumentar a produtividade. Existem várias formas, ferramentas dicas para que o nosso dia a dia seja mais produtivo e com melhor energia. Se procuras dicas, formas de teres mais foco e disciplina na gestão do teu tempo. Procuras ferramentas e formulas para te facilitar a gestão. Trocar ideias com outros participantes para ver como eles fazem. Então este workshop é para ti. Inscreve-te no link