Avançar para o conteúdo principal

Há um novo e maravilhoso passadiço ao longo da Ria de Aveiro


Há quem lhe chame a Veneza portuguesa, outros comparam-na a Amesterdão. Seja como for, há mais para conhecer na região além dos canais e dos ovos moles. Pode passar pela Casa de Chá Arte Nova, o Museu da cidade, mas honestamente, não vale a pena continuar. A principal atração turística é mesmo a Ria e, agora, já pode aproveitá-la no novo percurso da cidade: um passadiço de madeira que liga o centro da cidade à margel sul do Rio Douro do Príncipe.
Inaugurado a 1 de julho, o novo passadiço tem cerca de 7,5 quilómetros de extensão e ligam o Canal de São Roque a Vilarinho. Pelo meio passam pelo Cais da Ribeira de Esgueira e ao longo da Ria de Mataduços, Póvoa do Paço e Vilarinho. Se quiser completar a ida e volta, prepare-se, porque são uns duros 15 quilómetros. Ou então pegue na bicicleta e faça-se ao passadiço, até porque todo ele é ciclável.
Estes 7,5 quilómetros da Via Ecológica Ciclável de Aveiro fazem parte de um projeto maior. A iniciativa integra o projeto global da empresa de requalificação e preservação da Ria, a Polis Litoral Ria de Aveiro, uma obra com 48 quilómetros de extensão e que se desenvolve em dois percursos: um entre Estarreja e Aveiro, com passagem por Albergaria-a-Velha, num total de 23 quilómetros e onde figuram estes novos passadiços e, outro que não passa pela cidade, entre Vagos e Mira com 25 quilómetros.
Regressando aos novos passadiços. O projeto custou 800 mil euros, mas mais importante é o porquê da sua construção. Segundo revela o diretor de comunicação da Câmara de Aveiro, Simão Santana, à 4MEN, “para além da valorização ambiental, a ideia passar por voltar a ligar os os cidadãos dos aglomerados urbanos à sua principal referência. Devolver a Ria à cidade”.
A Ria de Aveiro é um estuário de 45 quilómetros de extensão e tem uma largura máxima de 11 quilómetros, formada no século XVI como resultado do recuo do mar. É considerado por muitos como um dos mais belos locais da costa portuguesa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

REABERTURA DO “CENTRO HÍPICO DA RAIA”

O “Centro Hípico da Raia”, localizado no Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, vai ser reaberto no dia 9 de julho, domingo, estando previsto um conjunto de atividades para este dia, nomeadamente passeio a cavalo e demonstração taurina. Em abril deste ano, a Câmara Municipal do Sabugal e a Associação Hípica Amigos do Cavalo assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de revitalização do respetivo Centro Hípico e dinamização de eventos associados, tendo este espaço as seguintes valências: aulas de equitação, cavalos a penso, equitação terapêutica, desbaste e treino de cavalos e passeios a cavalo. O Município cedeu, a título de comodato, as instalações do Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, disponibilizando ainda meios técnicos e financeiros à Associação.

Passeio de Barco- Portas de Ródão

Dia 24 de Junho voltamos a navegar no Rio Tejo, em Vila Velha de Ródão. É um passeio muito bonito, pela natureza, com uma vista privilegiada por uma das 7 Maravilhas de Portugal, as Portas de Ródão. Faça a sua inscrição.

Rota dos Castros Lusitanos e das Villas Romanas

A Casa das Histórias, juntamente com a Rotas & Raízes, realiza nos próximos dias 1 e 2 de Março os percursos "Rota dos Castros Lusitanos e das Villas Romanas, Vida Quotidiana, Defesa e Exploração Mineira, da Meseta à Cova da Beira, Numa Paisagem com Recursos Naturais Únicos". As inscrições são obrigatórias e limitadas, com possibilidade de realizar visita de 1 ou 2 di as. Para quem vem de fora, temos um leque de contactos hoteleiros e de turismo rural, a preços bastante acessiveis, que posteriormente cederemos aos participantes interessados. Condições de participação e resumo de atividades: Sábado, dia 1 de Março de 2014 9h30 – Castelo de Belmonte: Ponto de Encontro. 10h00 – Visita à Senhora da Estrela, antigo núcleo de exploração de ferro e estanho, do Período Romano. 10h45 – Visita ao Castro Lusitano da Senhora do Castelo (Percurso Pedestre). 13h00 – Almoço Campestre. 15h00 – Visita ao Castro Lusitano da Serra das Vinhas e ao Abrigo Pré-Histórico da Lapa do Urso (...