Avançar para o conteúdo principal
Penamacor dá a conhecer vila com “Visitas Guiadas e Encenadas”

O projeto “Visitas Guiadas e Encenadas” continua nos dias 9, 15 e 22 de dezembro. Esta iniciativa oferece aos participantes três experiências distintas sobre a cultura e história da vila

O Município de Penamacor está a dinamizar a atividade “Visitas Guiadas e Encenadas”, ação que leva os participantes a conhecer melhor a história e cultura da vila. Este projeto, que decorre desde o início do ano, permite três experiências distintas: “Convento de Santo António de Penamacor”, “Penamacor Medieval” e “Penamacor: Figuras, Factos e Lugares”.
Para os dias 9, 15 e 22 de dezembro estão programadas “Visitas Guiadas e Encenadas ao Convento de Santo António de Penamacor”. Neste roteiro, pretende-se dar a conhecer, sob ponto de vista histórico e artístico, um dos monumentos emblemáticos da vila de Penamacor e certamente o mais rico em termos de arquitetura e decoração. A visita consta de uma componente narrativa de enquadramento histórico protagonizada por um “frade capucho” de S. Francisco, seguida de uma descrição artístico-arquitetónica. É introduzida e finalizada por apontamentos musicais, em relação com o período de vida do convento.
Já na ação “Visitas Guiadas e Encenadas - Penamacor Medieval”, os participantes ficam a conhecer os monumentos emblemáticos do perímetro medieval de Penamacor (Torre de Menagem, Torre do Relógio, Casa da Câmara/Pelourinho), servida de informação histórica e de dois momentos musicais distintos, que enquadram temporalmente cada um dos monumentos: período medieval e início do século do século XVI.
Por fim, nas “Visitas Guiadas e Encenadas - Penamacor: Figuras, Factos e Lugares” propõe-se uma visita pela vila de Penamacor do século XVIIII e seguintes, com informações e comentários sobre individualidades marcantes, acontecimentos e lugares com história. Aqui se fala de judeus e cristão-novos e desse penamacorense maior que foi Ribeiro Sanches, do Real Hospital Militar/Quartel/Companhia Disciplina, do Jardim da Avenida, do Teatro Clube, entre outros.
Esta iniciativa insere-se no Programa Cultural em Rede, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e municípios integrantes, ação cofinanciada por fundos comunitários, através do Portugal 2020. Além das visitas guiadas encenadas, o programa integra ainda exposições temporárias, ateliês de cultura e gastronomia e outras manifestações artísticas.
Para inscrições e mais informações contactar o Museu Municipal, através do contacto 277 394 106.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

REABERTURA DO “CENTRO HÍPICO DA RAIA”

O “Centro Hípico da Raia”, localizado no Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, vai ser reaberto no dia 9 de julho, domingo, estando previsto um conjunto de atividades para este dia, nomeadamente passeio a cavalo e demonstração taurina. Em abril deste ano, a Câmara Municipal do Sabugal e a Associação Hípica Amigos do Cavalo assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de revitalização do respetivo Centro Hípico e dinamização de eventos associados, tendo este espaço as seguintes valências: aulas de equitação, cavalos a penso, equitação terapêutica, desbaste e treino de cavalos e passeios a cavalo. O Município cedeu, a título de comodato, as instalações do Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, disponibilizando ainda meios técnicos e financeiros à Associação.

Passeio de Barco- Portas de Ródão

Dia 24 de Junho voltamos a navegar no Rio Tejo, em Vila Velha de Ródão. É um passeio muito bonito, pela natureza, com uma vista privilegiada por uma das 7 Maravilhas de Portugal, as Portas de Ródão. Faça a sua inscrição.

Rota dos Castros Lusitanos e das Villas Romanas

A Casa das Histórias, juntamente com a Rotas & Raízes, realiza nos próximos dias 1 e 2 de Março os percursos "Rota dos Castros Lusitanos e das Villas Romanas, Vida Quotidiana, Defesa e Exploração Mineira, da Meseta à Cova da Beira, Numa Paisagem com Recursos Naturais Únicos". As inscrições são obrigatórias e limitadas, com possibilidade de realizar visita de 1 ou 2 di as. Para quem vem de fora, temos um leque de contactos hoteleiros e de turismo rural, a preços bastante acessiveis, que posteriormente cederemos aos participantes interessados. Condições de participação e resumo de atividades: Sábado, dia 1 de Março de 2014 9h30 – Castelo de Belmonte: Ponto de Encontro. 10h00 – Visita à Senhora da Estrela, antigo núcleo de exploração de ferro e estanho, do Período Romano. 10h45 – Visita ao Castro Lusitano da Senhora do Castelo (Percurso Pedestre). 13h00 – Almoço Campestre. 15h00 – Visita ao Castro Lusitano da Serra das Vinhas e ao Abrigo Pré-Histórico da Lapa do Urso (...