Avançar para o conteúdo principal

Sabugal Presépio

‘SABUGAL PRESÉPIO’ – O MAIOR PRESÉPIO NATURAL…
FESTA DE PASSAGEM DE ANO NA RUA 5 DE OUTUBRO

De 6 de dezembro a 12 de janeiro, o Largo da Fonte volta a acolher o evento ‘Sabugal Presépio’, através do qual o Município do Sabugal convida residentes e visitantes a deixarem-se envolver pelo espírito natalício e a surpreenderem os sentidos com a recriação do Presépio de Belém.
Esta recriação de cenas bíblicas, que ocupa cerca de 1.100 m², desde a chegada dos reis magos à cidade de Belém, a gruta do nascimento de Jesus, entre outros cenários, é construída a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante do mesmo.
A cerimónia de inauguração do ‘Sabugal Presépio’ está marcada para o dia 6 de dezembro, sexta-feira, pelas 17 horas, com um concerto ‘GoGospel’ e arruada com o Grupo de Bombos ‘Os Grifos’, entre outras surpresas. Também nesse dia a cidade se ilumina e se inaugura a exposição de presépios reciclados feitos a partir de paletes de madeira, uma mostra de trabalhos realizados pela Comunidade Escolar e IPSS’s do concelho, intitulada ‘Natal em Beleza, Preserva a Natureza’, na Rua 5 de Outubro. 
O ‘Sabugal Presépio’ é também palco de um ‘Mercadinho de Natal’ que abre, igualmente, portas no dia 6 de dezembro, uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local, a decorrer nos dias úteis das 14h30 às 19 horas, fins de semana entre as 10h30 e as 19 horas, sendo que nos dias 24 e 31 de dezembro está aberto das 10h30 às 16 horas, nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro das 15 às 19 horas, e nos dias úteis de janeiro entre as 14h30 e as 18 horas. Nos mesmos horários está em funcionamento a pista de gelo ecológica.
A pensar nos mais novos, durante os fins de semana, das 15 às 18 horas, o ‘Sabugal Presépio’ apresenta um espaço encantado cheio de magia e fantasia a pensar nos mais pequenos, o ‘Bosque dos Elfos’. A ‘Hora do Conto’ está marcada para todas as sextas-feiras, entre as 15 e as 16 horas, em que os alunos da Universidade Sénior do Sabugal vão partilhar histórias de Natal recheadas de bons ensinamentos.
O programa de animação vai contar, ainda, com várias iniciativas no sapatinho para toda a família, nomeadamente, no dia 7 de dezembro, teatro, circo e comédia com Pedro Charneca, e demonstração de hip-hop. Para domingo, dia 8, há magia com ‘Zé Mágico’ e atuação do Grupo de Concertinas da Sequeira ‘Pux’ó Fole’. No dia 14, sábado, entre as 11 e as 20 horas, destaque para a transmissão em direto do programa da RTP ‘Aqui Portugal’ a partir do ‘Sabugal Presépio’. Também para este dia está marcado o concerto de Natal, pela Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte/Polo do Ensino Articulado do Sabugal, no Auditório Municipal. No dia seguinte, domingo, é a vez do Rancho do Sabugal (Grupo Etnográfico do Sabugal) e da Sociedade Filarmónica Bendadense atuarem no ‘Sabugal Presépio’. No dia 21 de dezembro, os visitantes vão poder assistir ao concerto com a Orquestra de Foles – Associação de Gaita-de-Foles e à peça ‘Se Acabasse o Natal…', pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra. O 9.º Passeio de Natal – BTT/Trail do Clube Terras do Côa, a magia com ‘Zé Mágico’ e o showcooking com Pedro Jorge (MasterChef Júnior – TVI) estão marcados para dia 22 de dezembro. No dia 24, terça-feira, teremos a tradicional fogueira de Natal, numa organização da União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Sto. António, e no dia 25 concerto com ‘The Undercovers’. Passeio de burro, pela JMAL – Atividades Turísticas, nas tardes do dia 27 e 29. O showcooking com ‘Tia Cátia’ (Chef Cátia Goarmon - ‘Os Segredos da Tia Cátia’ 24 Kitchen / MasterChef Portugal – TVI) decorre no dia 28, ao qual se segue a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Bendada. No último domingo do ano, volta a haver magia com ‘Zé Mágico’ e concerto com o Grupo Mozart. Para brindar ao novo ano, a Rua 5 de Outubro vai ser palco de uma festa de Passagem de Ano, com muita animação (‘Prós & Contras’, Espetáculo de Fogo de Artifício, DJ Francisco Cunha, DJ Kendown e DJ Stay). Em janeiro, de realçar a presença do Rancho de Sortelha (Associação Etnográfica de Sortelha), no dia 4, 'Banda às Riscas' e Demonstração de Judo (Associação de Modalidades Desportivas Amadoras do Sabugal), no dia 5, e Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu (Centro Social da Póvoa do Mileu), no dia 11. O ‘Sabugal Presépio’ culmina com um concerto pela Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte/Polo do Ensino Articulado do Sabugal, no dia 12.
Aproveite para fazer as suas compras de Natal no comércio tradicional e mercado municipal e passear pelas ruas da cidade, adornadas com decorações naturais natalícias, a partir de materiais recolhidos na natureza, que têm vindo a ser elaboradas por um grupo de voluntários no atelier de artes decorativas de Natal, a decorrer desde outubro.
Pretende-se com o ‘Sabugal Presépio’ atrair mais visitantes ao concelho, envolvendo os locais e fazendo deste evento um motivo de orgulho para os munícipes.
Nesta quadra festiva visite o Sabugal e Surpreenda os Sentidos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Buddha Eden Garden - 14 de Abril

Dia 14 de Abril visita ao Jardim Buddha Eden. Saída da Cidade da Guarda e Caria. SAÍDA: Guarda: 7h30 Caria: 8h00 Preço: 35 euros  INCLUI: Autocarro, entrada no Jardim, seguro e Guia. A atividade realizar-se-á com um mínimo de 35 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES Rotas e Raízes Telemóveis: 92444370; 936579874 Email: rotaseraizes@gmail.com Site:  www.rotaseraizes.pt Inscreva-se e marque o seu lugar. O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abre as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, c

5 de Agosto – Fojo do Lobo – concelho de Pinhel (Guarda)

Inscrições e informações: Grupo Lobo : 217500073; globo@fc.ul.pt Clara Espírito Santo – 933237709; cesanto@hotmail.com Ricardo Nabais – 924433370; rotaseraizes@gmail.com

Workshop Gestão do Tempo e Produtividade

Gestão do tempo e produtividade faz parte do nosso dia a dia, precisamos de estar em constante gestão e manter ou aumentar a produtividade. Existem várias formas, ferramentas dicas para que o nosso dia a dia seja mais produtivo e com melhor energia. Se procuras dicas, formas de teres mais foco e disciplina na gestão do teu tempo. Procuras ferramentas e formulas para te facilitar a gestão. Trocar ideias com outros participantes para ver como eles fazem. Então este workshop é para ti. Inscreve-te no link