A Reserva da faia Brava é a primeira reserva natural privada em Portugal e está ntegrada na ZPE do Vale do Côa (Rede Natura 2000) e no Parque Arqueológico do Vale do Côa (Património da Humanidade UNESCO).
Está situada entre a cordilheira da serra da Marofa e o manto de vinhas do Douro, no coração do canhão fluvial do rio Côa. Ali se desenvolvem ações nos domínios do restauro ecológico, através da valorização de habitat, do aumento da disponibilidade alimentar das espécies mais ameaçadas e da gestão florestal.
As profundas escarpas graníticas, que caracterizam o território onde se insere, estão na origem do nome da reserva – faia que significa escarpa – sendo locais tranquilos e seguros para a nidificação de grandes aves rupícolas (i.e. que fazem ninho em zonas rochosas). O grifo (Gyps fulvus), o abutre-do-egipto (Neophron percnopterus), a águia-de-bonelli (Aquila fasciata) e a águia-real (Aquila chrysaetos) contam-se entre as nidificantes que fazem da Faia Brava um local de elevado interesse para a conservação da natureza.
A visita será feita em percurso pedestre.
Transporte assegurado de autocarro:
Saídas:
Covilhã:7.30
Caria:7.45
Guarda:8.15
*realização e transporte com um mínimo
de 35 participantes
Levar:
Roupa e calçado confortável
água
Chapéu
Comida
O almoço será volante, na Reserva.
Programa apropriado para todas as idades, aconselhado também a famílias com crianças
Inscrições :
O “Centro Hípico da Raia”, localizado no Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, vai ser reaberto no dia 9 de julho, domingo, estando previsto um conjunto de atividades para este dia, nomeadamente passeio a cavalo e demonstração taurina. Em abril deste ano, a Câmara Municipal do Sabugal e a Associação Hípica Amigos do Cavalo assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de revitalização do respetivo Centro Hípico e dinamização de eventos associados, tendo este espaço as seguintes valências: aulas de equitação, cavalos a penso, equitação terapêutica, desbaste e treino de cavalos e passeios a cavalo. O Município cedeu, a título de comodato, as instalações do Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, disponibilizando ainda meios técnicos e financeiros à Associação.
Comentários
Enviar um comentário