Avançar para o conteúdo principal

CAMINHADA- AZULEJARIA LISBOA


Ponto de encontro: Praça do Comércio
1 - Arco da Rua Augusta - A sua construção foi programada em 1759, no quadro da reconstrução pombalina após a destruição da baixa lisboeta  pelo terramoto de 1755, com desenho de Eugénio dos Santos. Até 1843 o arco subia apenas à altura da sua cimalha, num jogo de colunatas compósitas colocadas em 1815, ficando a aguardar o coroamento.
Foi então aberto concurso para a finalização da obra, ganho pelo arquitecto Veríssimo José da Costa.
Na parte superior do arco, é possível observar esculturas de Célestin Anatole Calmels, enquanto num plano inferior se encontram esculturas de Vítor Bastos. As esculturas de Calmels representam a Glória, coroando o Génio e o Valor. As esculturas de Vítor Bastos representam Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e o Marquês de Pombal.
O texto inscrito no topo do arco remete para a grandiosidade do Império Português e a descoberta de novos povos e culturas. VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO.PPD “Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”.
2 – Leitaria A Camponeza
Pelo menos três das Lojas Com História (a Manteigaria Silva, A Minhota, e esta) falam de um tempo em que os lacticínios eram comprados em lojas especializadas na venda de manteiga, as manteigarias; e de leite, as leitarias. Estas, não raras vezes, tinham mesmo uma vaca no local, como se pensa ter sido o caso da Leitaria A Camponeza. As pessoas vinham com os seus próprios recipientes e levavam leite directamente da vaca.
Já foi posteriormente a estes costumes que José Domingues Diogo fundou a Camponeza, em 1907. Aproveitou a clientela que já ali se reunia em torno dos hábitos lácteos e cria fama. Décadas mais tarde torna-se num café, e hoje em dia funciona como restaurante. A actual proprietária tomou conta da loja em 2011. Esta data corresponde a uma remodelação significativa do espaço que, no entanto, salvaguarda os elementos mais importantes que caracterizam o restaurante, sobretudo os painéis de azulejos na fachada e no interior, e a decoração em relevo no tecto, nas vergas e traves-mestras, de inspiração Arte Nova.
3 – Animatógrafo do Rossio
Animatógrafo do Rossio (Antigo)

Fechar
Animatógrafo do Rossio (Antigo)
Animatógrafo do Rossio (Antigo)Animatógrafo do Rossio (Antigo)

Inserido no piso térreo de um austero edifício do final de Setecentos, abriu ao público em 8 de Dezembro de 1907.O Animatógrafo possui uma das raríssimas fachadas de cinema concebidas em Arte Nova, riscada por autor anónimo. Apresenta três vãos destinados à bilheteira (ao centro) e duas entradas (portas laterais),todos com bandeira em vidro, onde na central, da bilheteira ,pode ler-se a designação do estabelecimento, Animatógrafo do Rossio. Emoldurando os três vãos existe uma rica decoração vegetalista em talha pintada de cor verde, bastante volumosa e sinuosa,à semelhança de caules de plantas.  painéis de azulejos polícromos de Q. Queriol, subordinados ao tema da luz eléctrica, representando duas figuras femininas que seguram candeeiros, simbolizando a iluminação do mundo, com formas ondulantes,tons suaves e esbatidos, também eles com molduras entalhadas, separam os vãos, enquanto que dois espaços destinados aos cartazes cinematográficos surgem a ladear as portas. Começou por ser o salão de cinema mais luxuoso da capital, apresentou, também, espectáculos de variedades e peças de teatro infantil, até que,
A  partir de 1994,passou a exibir espectáculos eróticos (peep show).O edifício onde o Animatógrafo está instalado surge inserido na Lisboa Pombalina, que está classificada como Conjunto de Interesse Público.
Igreja da Nossa Senhora da Encarnação, em pleno coração do mítico e requintado Largo do Chiado. Juntamente com a Igreja do Loreto, que se encontra no lado oposto, a Igreja da Encarnação fazia parte das nobres casas da cidade,  com as missas mais ilustres da capital. Disputam, ainda hoje, o 1º lugar no exercício da fé de lisboetas, emigrantes e turistas . 

Após a destruição provocada pelo terramoto de 1755  ressurge, já no final do século XIX pela mão do arquitecto Manuel Caetano de Sousa, mantendo os tons rosado e pastel, a decoração e formas suaves que acentuam a luz ténue de Novembro. Silêncio. Uma dezena de pessoas dispersa pelos bancos de madeira reza, ou simplesmente foge do dia lá fora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Buddha Eden Garden - 14 de Abril

Dia 14 de Abril visita ao Jardim Buddha Eden. Saída da Cidade da Guarda e Caria. SAÍDA: Guarda: 7h30 Caria: 8h00 Preço: 35 euros  INCLUI: Autocarro, entrada no Jardim, seguro e Guia. A atividade realizar-se-á com um mínimo de 35 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES Rotas e Raízes Telemóveis: 92444370; 936579874 Email: rotaseraizes@gmail.com Site:  www.rotaseraizes.pt Inscreva-se e marque o seu lugar. O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abre as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, c

5 de Agosto – Fojo do Lobo – concelho de Pinhel (Guarda)

Inscrições e informações: Grupo Lobo : 217500073; globo@fc.ul.pt Clara Espírito Santo – 933237709; cesanto@hotmail.com Ricardo Nabais – 924433370; rotaseraizes@gmail.com

Workshop Gestão do Tempo e Produtividade

Gestão do tempo e produtividade faz parte do nosso dia a dia, precisamos de estar em constante gestão e manter ou aumentar a produtividade. Existem várias formas, ferramentas dicas para que o nosso dia a dia seja mais produtivo e com melhor energia. Se procuras dicas, formas de teres mais foco e disciplina na gestão do teu tempo. Procuras ferramentas e formulas para te facilitar a gestão. Trocar ideias com outros participantes para ver como eles fazem. Então este workshop é para ti. Inscreve-te no link