Avançar para o conteúdo principal
Sortelha: um tesouro com 800 anos de história
15 DEZEMBRO, 2018 SORTELHA
Sortelha: um tesouro com 800 anos de história
Na eventualidade de uma disputa pelo título da mais bonita Aldeia História, Sortelha certamente conseguiria uma menção honrosa. A vista do topo do seu castelo do século XIII é soberba, a que se juntam as velhas ruas e vielas da povoação, o seu pelourinho manuelino, as antigas igrejas e as inúmeras casas medievais, monumentos que nos fazem recuar a séculos passados, para um tempo de mercados medievais, casamentos nobres e batalhas épicas. Sortelha é tudo isto e muito mais.

Com foral concedido por D. Sancho II em 1228, Sortelha manteve a sua muralha e fisionomia urbana praticamente inalteradas desde a Idade Média, uma vez que a sua população preferiu progressivamente instalar-se fora do núcleo, numa zona mais fértil e menos acidentada, o que resultou numa das mais bem conservadas aldeias medievais portuguesas.

Comece a visita a Sortelha transpondo a Porta da Vila, a principal entrada do seu recinto amuralhado, e explore o Largo do Corro, um amplo terreiro de onde se destaca uma fonte quinhentista e um nicho barroco do século XVIII, um dos cinco Passos da Via Sacra dispersos pela aldeia.

À sua esquerda, no cimo de um monte, encontrará a antiga cidadela e a Torre de Menagem, acessíveis pela Porta do Castelo, caracterizada pelo seu arco de volta perfeita. Dentro da cidadela, procure pela Cisterna, que servia para o abastecimento de água, e suba ao topo da muralha, para desfrutar de um dos melhores miradouros de Sortelha e observar o formato oval da muralha que abraça a aldeia.

No sopé do Castelo encontrará o Largo do Pelourinho. Como na maioria das Aldeias Históricas, a praça principal possui duas estruturas que simbolizavam a importância do burgo na região: a Antiga Casa da Câmara, do século XVI e que possuía no seu piso inferior (encravado na muralha) a cadeia; e o Pelourinho manuelino, mandado construir em 1510 por D. Manuel. Junto ao pelourinho está outro dos Passos da Via Sacra, semelhante ao da Porta da Vila, e uma casa, presumivelmente do século XIII, denominada simplesmente de Casa Número 1, nome que advém da inscrição deste número numa das suas portas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

REABERTURA DO “CENTRO HÍPICO DA RAIA”

O “Centro Hípico da Raia”, localizado no Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, vai ser reaberto no dia 9 de julho, domingo, estando previsto um conjunto de atividades para este dia, nomeadamente passeio a cavalo e demonstração taurina. Em abril deste ano, a Câmara Municipal do Sabugal e a Associação Hípica Amigos do Cavalo assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de revitalização do respetivo Centro Hípico e dinamização de eventos associados, tendo este espaço as seguintes valências: aulas de equitação, cavalos a penso, equitação terapêutica, desbaste e treino de cavalos e passeios a cavalo. O Município cedeu, a título de comodato, as instalações do Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, disponibilizando ainda meios técnicos e financeiros à Associação.

Passeio de Barco- Portas de Ródão

Dia 24 de Junho voltamos a navegar no Rio Tejo, em Vila Velha de Ródão. É um passeio muito bonito, pela natureza, com uma vista privilegiada por uma das 7 Maravilhas de Portugal, as Portas de Ródão. Faça a sua inscrição.

Dia com o Pastor na Quinta dos Rebolais 24 de Março