Avançar para o conteúdo principal
Sortelha: um tesouro com 800 anos de história
15 DEZEMBRO, 2018 SORTELHA
Sortelha: um tesouro com 800 anos de história
Na eventualidade de uma disputa pelo título da mais bonita Aldeia História, Sortelha certamente conseguiria uma menção honrosa. A vista do topo do seu castelo do século XIII é soberba, a que se juntam as velhas ruas e vielas da povoação, o seu pelourinho manuelino, as antigas igrejas e as inúmeras casas medievais, monumentos que nos fazem recuar a séculos passados, para um tempo de mercados medievais, casamentos nobres e batalhas épicas. Sortelha é tudo isto e muito mais.

Com foral concedido por D. Sancho II em 1228, Sortelha manteve a sua muralha e fisionomia urbana praticamente inalteradas desde a Idade Média, uma vez que a sua população preferiu progressivamente instalar-se fora do núcleo, numa zona mais fértil e menos acidentada, o que resultou numa das mais bem conservadas aldeias medievais portuguesas.

Comece a visita a Sortelha transpondo a Porta da Vila, a principal entrada do seu recinto amuralhado, e explore o Largo do Corro, um amplo terreiro de onde se destaca uma fonte quinhentista e um nicho barroco do século XVIII, um dos cinco Passos da Via Sacra dispersos pela aldeia.

À sua esquerda, no cimo de um monte, encontrará a antiga cidadela e a Torre de Menagem, acessíveis pela Porta do Castelo, caracterizada pelo seu arco de volta perfeita. Dentro da cidadela, procure pela Cisterna, que servia para o abastecimento de água, e suba ao topo da muralha, para desfrutar de um dos melhores miradouros de Sortelha e observar o formato oval da muralha que abraça a aldeia.

No sopé do Castelo encontrará o Largo do Pelourinho. Como na maioria das Aldeias Históricas, a praça principal possui duas estruturas que simbolizavam a importância do burgo na região: a Antiga Casa da Câmara, do século XVI e que possuía no seu piso inferior (encravado na muralha) a cadeia; e o Pelourinho manuelino, mandado construir em 1510 por D. Manuel. Junto ao pelourinho está outro dos Passos da Via Sacra, semelhante ao da Porta da Vila, e uma casa, presumivelmente do século XIII, denominada simplesmente de Casa Número 1, nome que advém da inscrição deste número numa das suas portas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Buddha Eden Garden - 14 de Abril

Dia 14 de Abril visita ao Jardim Buddha Eden. Saída da Cidade da Guarda e Caria. SAÍDA: Guarda: 7h30 Caria: 8h00 Preço: 35 euros  INCLUI: Autocarro, entrada no Jardim, seguro e Guia. A atividade realizar-se-á com um mínimo de 35 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES Rotas e Raízes Telemóveis: 92444370; 936579874 Email: rotaseraizes@gmail.com Site:  www.rotaseraizes.pt Inscreva-se e marque o seu lugar. O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abre as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, c

5 de Agosto – Fojo do Lobo – concelho de Pinhel (Guarda)

Inscrições e informações: Grupo Lobo : 217500073; globo@fc.ul.pt Clara Espírito Santo – 933237709; cesanto@hotmail.com Ricardo Nabais – 924433370; rotaseraizes@gmail.com

Workshop Gestão do Tempo e Produtividade

Gestão do tempo e produtividade faz parte do nosso dia a dia, precisamos de estar em constante gestão e manter ou aumentar a produtividade. Existem várias formas, ferramentas dicas para que o nosso dia a dia seja mais produtivo e com melhor energia. Se procuras dicas, formas de teres mais foco e disciplina na gestão do teu tempo. Procuras ferramentas e formulas para te facilitar a gestão. Trocar ideias com outros participantes para ver como eles fazem. Então este workshop é para ti. Inscreve-te no link