Avançar para o conteúdo principal

PASSEIOS Os Castelos que guardam o coração da raia beirã

A canícula atinge sem dó todo o país em Agosto. Mas, na zona da raia beirã, entre os distritos de Castelo Branco e da Guarda, o calor intenso chega bem mais cedo, começando a pintar os campos de verde seco quando ainda se avistam tapetes primaveris, com o vermelho das papoilas, o branco das camomilas e o roxo das soagens. É debaixo de um sol que não revela qualquer misericórdia que se tem o primeiro vislumbre de como seria difícil tanto atacar como defender estas fortalezas que, estrategicamente localizadas, montavam guarda à fronteira: Penamacor, ainda no distrito de Castelo Branco; Almeida, Longroiva, Marialva, Meda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, no distrito da GuardaDe castelo em castelo, calcorreia-se a região, desmontando parte da história da edificação do país ao mesmo tempo que se desvendam segredos e se percorrem lendas que, de tão repetidas, vão ganhando vida própria, gozando de uma veracidade angariada mais pela fé que pela prova. É o caso da história que reza que foi no Sabugal que ocorreu o milagre das rosas com a Rainha Santa como protagonista.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Passeio de Barco- Portas de Ródão

Dia 24 de Junho voltamos a navegar no Rio Tejo, em Vila Velha de Ródão. É um passeio muito bonito, pela natureza, com uma vista privilegiada por uma das 7 Maravilhas de Portugal, as Portas de Ródão. Faça a sua inscrição.

Buddha Eden Garden - 14 de Abril

Dia 14 de Abril visita ao Jardim Buddha Eden. Saída da Cidade da Guarda e Caria. SAÍDA: Guarda: 7h30 Caria: 8h00 Preço: 35 euros  INCLUI: Autocarro, entrada no Jardim, seguro e Guia. A atividade realizar-se-á com um mínimo de 35 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES Rotas e Raízes Telemóveis: 92444370; 936579874 Email: rotaseraizes@gmail.com Site:  www.rotaseraizes.pt Inscreva-se e marque o seu lugar. O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abre as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e med...

Buddha Eden- Bombarral