Avançar para o conteúdo principal
O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia, vai realizar em agosto dois passeios pedestres pelo Parque Natural da Serra da Estrela e pela rede das Aldeias de Montanha, foi hoje anunciado.
“Os itinerários propostos são de pequena rota, circulares, realizam-se às quartas-feiras e procuram dar a conhecer a riqueza natural e cultural das Aldeias de Montanha e da Serra da Estrela”, refere a Câmara Municipal de Seia em comunicado hoje enviado à agência Lusa.
Segundo a fonte, será realizado um passeio pedestre no dia 02 de agosto e outro no dia 30.
O primeiro percurso, com uma extensão de 6.160 metros, realiza-se pela rota das Canadas, na área da localidade de Alvoco da Serra.
A rota das Canadas “acompanha a cabeceira do amplo vale de Alvoco [da Serra] e percorre um amplo anfiteatro natural, alojado no sopé da vertente sul do planalto da Torre [o ponto mais alto da Serra da Estrela]”, refere.
Alvoco da Serra será o ponto de partida de um percurso que se desenvolve “por uma intrincada rede de caminhos murados designados de canadas”, explica a autarquia, acrescentando que a paisagem é marcada, sobretudo, por afloramentos graníticos, giestais, urzais e campos agrícolas.
Na aldeia de Alvoco da Serra, além do casario antigo, “merecem uma visita atenta a igreja de Nossa Senhora do Rosário e a capela de Santo António, que alberga uma coleção de arte sacra, que inclui no seu espólio esculturas em pedra de Ançã, da escola de Coimbra”.
O segundo percurso pedestre promovido pelo CISE decorrerá no dia 30 de agosto e terá como cenário o planalto superior da Serra da Estrela.
“Com uma extensão de seis quilómetros, o itinerário proporciona a visita a diversos locais onde a ação modeladora dos gelos do último período glaciário é notória”, indica a organização.
Ainda de acordo com o município de Seia, na paisagem a percorrer pelos participantes no passeio pedestre, que terá início e fim na Torre, predominam afloramentos rochosos, prados e matos de altitude, que “suportam um leque de espécies de fauna e flora típicos de zonas montanhosas”.
Os interessados em participar nos dois passeios devem fazer a inscrição junto do CISE.
Cada atividade, que é limitada a um máximo de 15 participantes e a um mínimo de seis, tem um custo associado de cinco euros.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

REABERTURA DO “CENTRO HÍPICO DA RAIA”

O “Centro Hípico da Raia”, localizado no Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, vai ser reaberto no dia 9 de julho, domingo, estando previsto um conjunto de atividades para este dia, nomeadamente passeio a cavalo e demonstração taurina. Em abril deste ano, a Câmara Municipal do Sabugal e a Associação Hípica Amigos do Cavalo assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de revitalização do respetivo Centro Hípico e dinamização de eventos associados, tendo este espaço as seguintes valências: aulas de equitação, cavalos a penso, equitação terapêutica, desbaste e treino de cavalos e passeios a cavalo. O Município cedeu, a título de comodato, as instalações do Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito, disponibilizando ainda meios técnicos e financeiros à Associação.

Passeio de Barco- Portas de Ródão

Dia 24 de Junho voltamos a navegar no Rio Tejo, em Vila Velha de Ródão. É um passeio muito bonito, pela natureza, com uma vista privilegiada por uma das 7 Maravilhas de Portugal, as Portas de Ródão. Faça a sua inscrição.

Rota dos Castros Lusitanos e das Villas Romanas

A Casa das Histórias, juntamente com a Rotas & Raízes, realiza nos próximos dias 1 e 2 de Março os percursos "Rota dos Castros Lusitanos e das Villas Romanas, Vida Quotidiana, Defesa e Exploração Mineira, da Meseta à Cova da Beira, Numa Paisagem com Recursos Naturais Únicos". As inscrições são obrigatórias e limitadas, com possibilidade de realizar visita de 1 ou 2 di as. Para quem vem de fora, temos um leque de contactos hoteleiros e de turismo rural, a preços bastante acessiveis, que posteriormente cederemos aos participantes interessados. Condições de participação e resumo de atividades: Sábado, dia 1 de Março de 2014 9h30 – Castelo de Belmonte: Ponto de Encontro. 10h00 – Visita à Senhora da Estrela, antigo núcleo de exploração de ferro e estanho, do Período Romano. 10h45 – Visita ao Castro Lusitano da Senhora do Castelo (Percurso Pedestre). 13h00 – Almoço Campestre. 15h00 – Visita ao Castro Lusitano da Serra das Vinhas e ao Abrigo Pré-Histórico da Lapa do Urso (...